Fazenda "GRANJA MICHELON", introdução descritiva:
- Cidade: Vespasiano Corrêa / RS.
- Proprietário: Tiago Michelon (Médico Veterinário).
- Vacas em produção: 55.
- Produção: 38 litros / vaca / dia.
- Tipo de instalações: Compost Barn (cama serragem de madeira)
- CCS antes e depois da TOPVAC: 550.000 antes e 180.000 depois do uso da vacina TOPVAC®.
- Mastite clínica antes e depois da TOPVAC: 13% antes e 4% após o uso da vacina TOPVAC®.
Quais são, na sua opinião, os principais problemas relacionados com a qualidade do leite e prejuízos econômicos que a mastite causa?
Principais problemas relacionados a mastite são: aumento da CCS, animais crônicos e perda de quartos (quartos secos em definitivo). Os principais problemas econômicos observados eram: perda de produção, gastos com medicamentos para tratamentos, descarte de leite e descarte precoce de animais.
Quando você começou a vacinação para prevenir a mastite? O que o levou a esta decisão?
Casos elevados de mastite ambiental. Procurava solucionar o problema dos casos de mastite clínica e, por consequência, de elevada CCS. Também buscava reduzir os tratamentos por mastite e gastos com medicamentos. Diminuir a infecção de úberes saudáveis por bactérias ambientais e contagiosas. Dessa forma melhorar a qualidade do leite.
O que você pensou, quando te explicaram que existia uma vacina para a prevenção da mastite?
Devido a minha formação em Medicina Veterinária, já conhecia o tema de vacinação para controle de mastites. A TOPVAC® foi o produto que mais me apresentou dados técnicos baseados em informações científicas, trabalhos com primíparas e também vacas de mais dois partos, controlando bactérias ambientais e contagiosas, evidenciando assim, a sua eficiência. Assim tive mais confiança para iniciar o trabalho com TOPVAC®.